Enquanto em Guarapari a moda é cortar árvores, o município de Anchieta agora conta com um Grupamento de Defesa Ambiental, que vai trabalhar em prol da fiscalização e realização de ações, como orientação e educação ambiental. O decreto que instituiu o Grupamento é o de número 3.961, de 12 de março.
A equipe ficará vinculada, hierarquicamente, a Guarda Civil Municipal e vai trabalhar em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Seman) e com a Defesa Civil. O objetivo é coibir e proteger preventivamente, permanentemente e comunitariamente os crimes que causam sequelas irreversíveis à fauna, flora e à vida humana, bem como dar apoio em ações que impeçam o avanço de ocupações e uso irregular do solo.
As ações de fiscalização serão viabilizadas pela integração dos Agentes de Defesa Ambiental, com fiscais e técnicos da Seman. A equipe será formada por oito servidores, sendo um inspetor, um supervisor e seis agentes da área, que passarão por capacitações e aprimoramento técnico, promovidos pela Seman, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema).
“Agora as fiscalizações em ações específicas receberão maior atenção com o Grupamento de Defesa Ambiental. O município já relatou diversas ocorrências, principalmente no período do defeso do caranguejo, e a equipe de técnicos da Seman, juntamente com esses Agentes, puderam apreender diversas armadilhas e outros”, disse o secretário de Meio Ambiente, Pablo Merlo.
Fonte: Acom/PMA
No comments:
Post a Comment