Friday, April 13, 2012

PSB pressiona PT em Guarapari



Uma nota publicada hoje na Coluna Praça Oito do jornalista Radanezi Amorim, dizendo que existe um “Racha” no partido, colocou ainda mais fogo na situação do PT de Guarapari. O PT estava ensaiando lançar candidatura própria a prefeito, com Demarco Gottardo, que há anos é o candidato do partido para as eleições do executivo.  Só que nos últimos dias, apareceu também o nome de Iraci marques.  

Arivald quer candidatura própria



Independente do nome, o desejo do presidente licenciado, Arivald Santos Ribeiro e dos demais filiados, segundo ele mesmo diz, era lançar candidatura própria a prefeito.Para isso, os dois nomes vão disputar as prévias, para saber quem vai representar o PT na eleição.  

PSB de Casagrande quer apoio do PT a Ricardo Conde






O problema não seriam as prévias e sim a forma de atuar do PSB do governador Casagrande, que quer forçar o PT, a fechar aliança com o PSB de Ricardo Conde. Contrário a essa estratégia, que ele chama de geopolítica de gabinete, Arivald pediu licença do cargo.
Confira abaixo a nota publicada em A Gazeta e a resposta do presidente do PT.

PRAÇA OITO (A GAZETA)

PT dividido
A chapa esquentou no PT de Guarapari. O candidato a prefeito da sigla será escolhido por meio de uma prévia no dia 29. Estão no páreo Demarco Gotardo e Iraci Marques.

Turbulências
Como se não bastasse o racha, o presidente municipal, Arivald Ribeiro, pediu licença do cargo por até 180 dias, e o vice, César Nonato Filho, estaria resistente em assumir. Houve reclamação sobre o fato na direção estadual. E mais: o partido estaria sob pressão para fechar aliança com o PSB do ex-vereador Ricardo Conde.

RESPOSTA PRESIDENTE DO PT

Caro Radanezi

Mais uma vez leio uma nota em sua coluna PRAÇA OITO envolvendo o meu nome, enquanto Presidente licenciado do PT Guarapari, sem que eu tenha sido ouvido.
Sobre o informado tenho a dizer:
1. Meu pedido de LICENÇA TEMPORÁRIA foi um gesto democrático de oportunizar uma outra representação para conduzir o processo de PRÉVIAS ELEITORAIS que escolherá o candidato a PREFEITO pelo PT Guarapari.

2. O que transparece "RACHA", para nós do PT representa exercício democrático em que os petistas, ao invés de decidir em acordo de gabinete, resolvem em um processo chamado PRÉVIAS ELEITORAIS.

3. O PT Guarapari já reafirmou em dois ENCONTROS MUNICIPAIS (27/07/2011 e 17/03/2012) o seu desejo de lançar candidatura própria a Prefeito nas Eleições Municipais de 2012, até porque estas eleições em nossa cidade poderão ser diferente de todas as demais em termos de oportunizar a consolidação de novas lideranças no cenário político local (depois do falecimento de Paulo Borges, de Rodrigo Chamoun ter deixado a política e se Edson Magalhães ficar impossibilitado de disputar sua sucessão).

4. Sou filiado ao PT há 32 anos e exerço a liderança que conquistei durante todos estes anos de ativa militância, para ajudar no aperfeiçoamento da democracia partidária, por isso posso afirmar, com o sentimento que tenho de auscultar todos os pensamentos de nossos filiados, que o PT Guarapari não está fechado às conversações políticas e estamos avaliando todas as possibilidades, mas nos negamos veementemente em ceder ao NOVO CORONELISMO POLÍTICO, HOJE CONHECIDO EM NOSSO ESTADO POR "GEOPOLÍTICA DE GABINETE".

Atenciosamente,

Arivald Santos Ribeiro - Presidente (licenciado) do PT Guarapari

1 comment:

Lígia said...

Olá, só venho aqui expressarmeu apoio a posição do presidente (licenciado) do PT de Guarapari, que mostrou ser extremamente correto e democrático nas suas atitudes e posições ao se licenciar.
Quanto a conflitos no PT de Guarapari, desconheço, existe sim um processo democrático do qual fui totalmente favorável, tanto o companheiro Demarco e Iraci tem o total direito de lançarem suas pré-candidaturas assim como outros. O que alcançar terá com certeza o apoio de todos os companheiros.
Quanto ao PT estadual pelo menos para mim eles não me empoem nada, faço o que quero voto no companheiro que acho que devo o que segue o regimento, que tenha ética e segue levando o programa do partido e não um programa pessoal.
Se eles querem o PSB, levem para casa! Se coligar, não voto, não sou massa de manobra.
E quanto ao Ranezi Amorin, ele é uma gracinha (para não dizer outra coisa) notinha plantada.

Lígia Oliveira, filiada a mais ou menos 24 anos ao PT. Não tenho uma militância ativa hoje, mais se precisar volto aos velhos tempos e parto literalmente para as ruas em defesa de muitos companheiros e do programa do Partido dos Trabalhadores.