Indecisos podem decidir a eleição |
O começo do mês nos trouxe uma pesquisa que pode dar a primeira ideia de como será a eleição para prefeito este ano em Guarapari. A pesquisa Inove, que teria sido feita, para consumo interno de um candidato, mostra alguns dados importantes.
Publicada pelo site Congresso em Foco, a pesquisa mostra nas espontâneas, ou seja, quando não são mostrados aos eleitores os nomes dos candidatos, o prefeito Edson Magalhães (PPS), tem 21,4% das intenções de votos, seguido por Ricardo Conde (PSB) com 4,7%. Uma vantagem enorme. Mas, também é preciso destacar que de acordo com a matéria, 70% dos entrevistados disseram que estão indecisos. Ou seja, nada estaria definido.
Rejeição. Outro item importante, e que deixa todos os políticos de cabelo em pé, é sobre rejeição. Aqui, temos Edson, liderando com 17,7% dos entrevistados. Ricardo aparece na quarta colocação, com 3,2%.
Na pesquisa estimulada, ou seja, quando os nomes dos candidatos são mostrados aos entrevistados, a porcentagem de Edson Magalhães aumenta para 37,6% das intenções de votos. Ricardo Conde também tem uma melhora e fica com 26,8% da preferência dos entrevistados. Em terceiro temos Beth HAddad , que aparece com 6,4%. Aliás, Beth nesta primeira pesquisa aparece como o fiel da balança.
Pois sem ela, de acordo com a pesquisa, quando são apresentados só os nomes do prefeito e de Ricardo Conde, ocorre um empate técnico. Edson Magalhães obteve 44,5% e Ricardo Conde 44,2%. Os indecisos seriam 11,3%.
A pesquisa faz outras perguntas que no meu entender não são importantes, como saber dos eleitores se acham justo o prefeito, que já foi condenado pela justiça, ser candidato novamente. Isso é assunto para a justiça definir. O eleitor até pode dar opinião, mas não é ele quem decide quem pode ou não ser candidato.
Mas, baseado no mesmo assunto, uma pergunta foi interessante e muito pertinente. Perguntados, em qual candidato votariam caso Edson Magalhães não fosse candidato, 40,8% disseram que votariam em Ricardo Conde, enquanto 10,1% votariam em Afonso do Tigrão.
Edson fora da disputa seria uma eleição mais tranquila para Ricardo e para os outros pré-candidatos. Mas, nem tudo seria tão fácil. Além de ter que enfrentar um candidato indicado por Edson - algo que gera muitas expectativas na cidade - a pesquisa indica que surge um terceiro elemento. Afonso Rodrigues. O candidato do PSDB mostra que está no páreo.
Aliás, Edson, Afonso, Beth, Edinho e outros mais, são peças importantes do tabuleiro eleitoral. Qualquer mexida errada, com ou sem eles, pode levar a uma derrota. De qualquer lado. O mais importante de tudo, porém, é conquistar os indecisos. E eles são muitos. Inclusive eu.
No comments:
Post a Comment