Abaixo reproduzo texto publicado no site http://agenciacongresso.com.br
Em virtude do feriadão, vou deixar para comentar isso aqui no blog na segunda. Abraços a todos.
06.04.2012, 13:15:46
Pesquisa em Guarapari mostra que eleição será decidida entre PPS e PSB
BRASÍLIA - AGÊNCIA CONGRESSO - Pesquisa de opinião divulgada pela Inove aponta a reeleição do atual prefeito de Guarapari, Edson Magalhães. O problema é que ele detém o título do político capixaba com o maior número de processos na Justiça, começou a ser condenado em alguns, e corre o risco de ficar inelegível para a eleição deste ano.
Edson Magalhães |
Além disso, está disputando o terceiro mandato, o que a lei não permite. Nem Lula conseguiu ser eleito três vezes. De acordo com a publicação, nas pesquisas espontâneas, quando não são mostrados aos eleitores os nomes das candidatos, o prefeito tem 21,4% das intenções de votos, seguido pelo pré-candidato do PSB, Ricardo Conde, com 4,7%. Beth Haddad aparece na terceira colocação, com 1% das intenções de votos. 70% dos entrevistados disseram que estão indecisos.
O atual prefeito do município também lidera o quesito rejeição, com 17,7% dos entrevistados, seguido por Dantas com 5,7% e por Antônio Gotardo, com 4,9%. Ricardo Conde aparece na quarta colocação, com 3,2%.
Quando a pesquisa é feita de forma estimulada, ou seja, os nomes dos candidatos são mostrados aos entrevistados, a porcentagem de Edson Magalhães aumenta, ele obteve 37,6% das intenções de votos, Ricardo Conde , em segundo com 26,8% da preferência dos entrevistados e Beth Addad aparece com 6,4%.
Quando a pesquisa apresenta só os nomes do prefeito e de Ricardo Conde, o resultado aponta um empate técnico entre os dois, ou seja, em um possível segundo turno, a eleição estaria praticamente empatada. Edson Magalhães obteve 44,5% e Ricardo Conde 44,2%. Os indecisos somaram 11,3%.
O prefeito de Guarapari Edson Magalhães já foi condenado em quatro processos, em dois deles a sentença determinou a perda dos direitos políticos e a pagamento de multas cíveis.
A situação vem gerando instabilidade política no município já que há uma constatação de que o prefeito ficará de fora das eleições municipais. Além disso, ele pode perder o mandato a qualquer momento.
As sentenças em 1ª instância não afastam o Prefeito de seu cargo - até transitarem em julgado. Alguns dos processos já se esgotaram na Vara da Fazenda Pública de Guarapari e agora cabe ao prefeito recorrer da sentença no TJ-ES.
A Inove perguntou aos entrevistados se acham justo o prefeito, que já foi condenado pela justiça, ser candidato novamente. 51,8% dos eleitores disseram que não, enquanto 33,4% que sim.
E quando questionados em qual candidato votariam caso Edson Magalhães não fosse candidato, 40,8% disseram que votariam em Ricardo Conde , enquanto 10,1% votaria em Afonso do Tigrão.
A pesquisa ouviu 407 entrevistados, destes 192 do sexo masculino e 215 do sexo feminino. 34% dos entrevistados têm 1º grau, 38% nível médio e 8% nível superior. 66% dos entrevistados são da classe E, 20% da classe D, 10% da classe C, 2% da classe B e 2% da classe A.
Pesquisa Inove:
Se as eleições pra prefeito fosse hoje, em quem você votaria? (espontânea)
Indecisos: 70,5%
Edson Magalhães: 16,5%
Ricardo Conde: 4,7%
Rodrigo Chamoun: 2,9%
Afonso do Tigrão: 1,5%
Edinho Maiole: 1,2%
Beth Haddad: 1%
Thiago Monjardim: 0,5%
Demarco da Caixa: 0,2%
Antonio Gotardo: 0,2%
Hugo Borges: 0,2%
Benedito Lyra: 0,2%
Linguinha: 0,2%
Quem você não gostaria que fosse o próximo prefeito?
Indecisos: 63,4%
Edson Magalhães: 17,7%
Dantas: 5,7%
Antonio Gotardo: 4,9%
Ricardo Conde: 3,2%
Os Borges: 2%
Rodrigo Chamoun: 0,7%
Se a eleição para prefeito fosse hoje e os candidatos fossem estes, em qual você votaria? (estimulada)
Indecisos: 16,7%
Edson Magalhães: 37,6%
Ricardo Conde: 26,8%
Beth Haddad: 6,4%
Edinho Maiole: 5,4%
Afonso do Tigrão: 5,2%
Demarco da Caixa: 2%
No comments:
Post a Comment