Friday, September 14, 2012

Anchieta: Marcus lidera e oposição contra ataca

Se em Guarapari a eleição está morna, o mesmo não se pode falar de Anchieta. Lá a disputa entre Marcus Assad (PTB) e Renato Lorencini (PSB), pode ser considerada uma verdadeira guerra.

O candidato Renato tem apoio do prefeito Edival Petri (PMDB) e do governador Renato Casagrande (PSB). Mas na cidade quem saiu na frente foi Assad. No meio político, a informação é que a candidatura “governista” de Renato não emplacou e o ex-vereador Marcus Assad caiu no gosto do povo, saindo na dianteira das pesquisas, desde o inicio do processo eleitoral.

Renato e Marcus
Aliás, quando se fala em pesquisas, as coisas se complicam. Nos bastidores, as informações são que uma pesquisa feita por um grande jornal e por uma grande empresa de pesquisas do Estado, não teria saído por pressão do grupo de Edival. Nessa pesquisa Marcus Assad (PTB) estaria disparado.

Oficial
Já em outra pesquisa - essa sim divulgada - pelo Instituto de Pesquisas e Estatísticas do Espírito Santo (Ipeses), que realizou uma pesquisa para o jornal Folha do Caparaó, a pesquisa estimulada (onde são citados os nomes), Marquinhos lidera com 38,8%. Já Renato tem a preferência de 34,6% dos participantes da pesquisa. Mas na pesquisa espontânea (onde não são citados nomes dos candidatos), a diferença aumenta consideravelmente com Marquinhos liderando com 37,5%, e Renato ficando apenas  com 29,5%.
Pesquisa Ipeses

Contra ataque
Vendo que o nome de Marcus está bem nas pesquisas à oposição reagiu. Comprou espaço no jornal A Tribuna no dia 12 de setembro e publicou uma pesquisa de um Instituo BR Marketing e Pesquisas, onde segundo este instituto Renato estaria liderando. 

Mas o juiz da 17ª zona eleitoral do Espírito Santo, Eliezer Mattos Sherrer Junior, decretou na última quinta-feira (13), por meio de uma liminar, a proibição da divulgação de pesquisa encomendada pelo grupo de Renato Lorencini.

Pesquisa publicada em A Tribuna pelo grupo de Edival

O juiz ressalva em sua decisão, que o pleito eleitoral de Anchieta vem tomando um rumo nada bom para o sucesso das eleições, por conta dos repetidos atos ilícitos praticados na campanha. “Cabe aqui ressaltar que as regras atinentes a proibição de divulgação de pesquisas fraudulentas tem como escopo preservar a igualdade de condições entre os candidatos até o momento do pleito, razão pela qual qualquer excesso por parte de candidatos ou partidos por meio de informações inverídicas serão exporgados pelo judiciário”, diz o juiz em parte do despacho.

liminar concedida pelo Juiz a Marcus
O juiz, Eliezer Mattos, ainda ressalta na liminar, que na última quarta-feira (12), já havia expedido um mandado de busca e apreensão de material ofensivo a  Marcus Assad (PTB), nos comitês do candidato Renato.

O material tratava-se de um informativo intitulado “A verdade”, no qual o grupo do atual prefeito tentava de maneira grosseira desmoralizar a imagem  de Marcus. Após a busca feita pela polícia o material foi encontrado e apreendido. Essa divulgação foi expressamente proibida, assim como a pesquisa que foi publicada em  A Tribuna.

Por fim o juiz informa que os indícios de fraude na pesquisa configuram prática de crime eleitoral, baseado no artigo 33 da lei 9.504/97. Informa ainda que a divulgação da mesma resultará em pena de responsabilidade e o infrator sofrerá as demais sanções cabíveis.



Wednesday, September 12, 2012

A fogueira das vaidades em Guarapari

Edson Magalhães  não se decide

O candidato do PPS, Edson Magalhães (PPS), possui uma aprovação maciça do povo e respaldo das pesquisas, onde está na frente com mais de 52%. Tudo seria perfeito, não estivesse ele, com a candidatura impugnada, ou seja, ele é um candidato virtual, até o momento. Já perdeu em duas instâncias e está recorrendo em Brasília (terceira e última), da acusação de estar tentando um terceiro mandato, visto que quando era vice, ficou no lugar do prefeito (Gottardo), por quase dois anos e depois, em 2008, se elegeu prefeito. Isso de acordo com a Constituição, seriam dois mandatos. Outro mandato em 2012 seria o terceiro. Pois bem. Isso explicado, a situação é a seguinte.



Fogueira
De fogo brando, onde Edson afirmava que era candidato até o final e que iria vencer em Brasília, as coisas tomaram outro rumo. Nesta semana as convicções um pouco e as informações são que o grupo político dele, estaria tendo diversas reuniões para definir quem seria o indicado para o lugar de Edson, que já percebeu que vai ser derrotado no TSE. 

Orly Gomes  está afastado de Edson
Orly, que atualmente é o vice, teria a preferência por sempre ter estado ao lado de Edson e estar aguardando esta chance há quatro anos. Além disso, ele conta com o apoio dos construtores. Edson, porém, reluta e quer colocar como candidato a prefeito, Gabriel do Banestes (DEM), que atualmente é candidato a vereador. 

Gabriel seria o fiel escudeiro, o cara que daria “continuidade” ao projeto de Edson. Já Orly é considerado empreendedor e que não ficaria na sombra de Edson. 
O prefeito acredita que Orly teria “luz própria” e iria governar de fato. Já Gabriel seria um prefeito que sempre “ouviria” as ideias de Edson. 

A insatisfação de Orly com essa situação é publica, já está nos bastidores.  A coluna tentou conversar com ele e tirar algo sobre a situação, mas ele simplesmente não quis entrar em detalhes. Disse apenas que as coisas estão se ajeitando, não como ele quer, mas estão se ajeitando.


Gabriel o fiel escudeiro de Edson
Fritura
Além da briga dentro do DEM, com essa preferência entre Gabriel e Orly, outra situação que acontece é que essa preferência por Gabriel causa tensões grandes nos filiados ao PPS. Todos estão literalmente com a pulga atrás da orelha. Se Edson desistir e colocar em seu lugar um candidato do DEM, o PPS pode ir quase todo para a vala.

Um filiado ao partido disse literalmente que “Edson quer fritar o partido”. Eles dizem que o prefeito está deixando a legenda enfraquecida insistindo com Gabriel e não indicando um candidato do próprio PPS.  Além do nome de Gabriel, estariam sendo cogitados os nomes de mais duas pessoas. Um vereador com mandato atual e um candidato a vereador. 

Caso Edson venha a abdicar e escolha outro nome, fora do PPS, o partido fica sem os votos de legenda (no número 23) e muitos vereadores que contavam com a força “puxadora” de votos de Edson, podem ficar pelo caminho.  Então estamos nesta situação.  A indecisão de Edson em não se definir, se desiste ou não, se indica ou não, alguém em seu lugar, misturada com a lentidão da justiça, leva a eleição em Guarapari para um lugar sombrio.

Tuesday, September 11, 2012

Edson convoca Hartung para representá-lo em inauguração

A Prefeitura Municipal de Guarapari inaugurou ontem, a Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPAI), Zilda Arns.  A unidade começa a funcionar na segunda, por que a central de oxigênio não ficou pronta. A UPAI possui dois pavimentos com consultórios, farmácias, sala de vacinas, esterilização, sala de raio-x, entre outros. Serão 10 médicos, 11 enfermeiros, 30 técnicos de enfermagem e vários outros profissionais.  Confira abaixo parte do discurso da Secretária de Saúde Diana Márgara.  



Como é período eleitoral, o prefeito Edson Magalhães é candidato e não pode aparecer em eventos deste tipo. Para isso escalou os seus padrinhos políticos. Estiveram na inauguração o deputado estadual Theodorido Ferraço (DEM), os deputados federais Lelo Coimbra (PMDB), Camilo Cola (PMDB) e a principal atração da noite. O ex-governador Paulo Hartung (PMDB), que afirmou que estar representando Edson nesta noite de inauguração.  Confira o discurso do ex-governador.







Saturday, September 08, 2012

Leitor acusa blog de favorecer candidato

Recebi na manhã de ontem, um email de uma pessoa chamada Elias José, com o título blog. O nome é fictício, no texto ele me acusa de usar o blog, para favorecer o candidato Ricardo Conde (PSB). Abaixo segue o email na integra, sem correções e logo após a minha resposta. 



“Bom dia Wilcler, o que me leva a escrever a você nessa manha de feriado é que estive acompanhando seu blog nos últimos dias, e digo, que o que você faz ali não é jornalismo... logo de cara, tem escrito em seu blog: "Noticias, informações, e críticas sobre o mundo político e atualidades", bom, a única coisa que eu vejo realmente em seu blog, é um "puxa saquismo" do candidato Ricardo Conde, bem, pra um "jornalista" isso não seria o correto a se fazer, mas meu cara, eu te entende, deve ter muita coisa em jogo pra você né.

Digo mais, um jornalista, busca muitas informações, e isso meu amigo, você não faz, muitas coisas deveriam ser ditas que ajudariam o candidato Carlos Von e até mesmo o candidato Edson, mas não, você insiste em querer ajudar Ricardo Conde... juro, eu acreditava que você tinha potencial para ser um bom jornalista, mas o que eu vejo em seu blog, tira o que eu via de bom e você, e se você não se importa com minha opinião, pois não sabe quem eu sou, eu fico mais triste ainda, por que eu acho que é ai que você deveria se importar, mas te digo, você me conhece e muito bem, e essa não é só a minha opinião é a de vários outros que viam em você, uma pessoa diferente.

Bom, já que seu blog é exclusivamente para falar do Ricardo, acho que você deveria fazer uma "matéria" dizendo que ele perdeu 1 minuto de seu programa eleitoral, a decisão foi feita ontem pelo Tribunal Eleitoral, isso por que ele insiste em dar informações falsas, assim como você, dizendo que não pode se candidatar.

Sobre isso, sinto muito mais vergonha de você, pois omite a verdade sobre tudo isso, dizendo a JUSTIÇA tirou esse direito de Edson se eleger, meu amigo, se informe, é muito fácil, vá no site o TRE e lá está escrito quem esta apto ou não a se candidatar.

Faça um favor a si mesmo, pare de ajudar com essa perseguição, visto que isso que o Ricardo faz hoje, jogar toda sua candidatura contra a oposição, já foi feita na eleição passada e não deu certo, isso é feito em vários lugares do Brasil e não da certo.

Tenha com senso... faça a coisa certa.

Bom feriado, amigo. ”

ABAIXO A RESPOSTA QUE EU MANDEI.


Olá caro amigo secreto, obrigado por me escrever e falar do blog. Fico feliz, em saber que você está acompanhando, graças a Deus, já são mais de 11 mil acessos.
Bom, respeito suas críticas sobre linha editorial do blog. Pena que você apenas enxergue um "puxa saquismo" sobre Ricardo.

Olha, até fui chamado para trabalhar na campanha dele, mas como estava trabalhando com outro político, não pude aceitar, na verdade não aceitei também por causa do blog.

Olha, sou JORNALISTA sim, e não “jornalista” com aspas, passei quatro anos dentro de uma faculdade, estudando e me preparando. Depois disso, tenho mais de 10 anos de mercado, passando por veículos de nossa cidade e do nosso estado como (Rádio Sim, TV Sudeste, Folha da Cidade,  TV Guarapari e jornal A Tribuna).

Além disso, ao contrário do que você diz que “mas meu cara, eu te entende, deve ter muita coisa em jogo pra você né”. Sinto te desapontar, mas a única coisa em jogo para mim é a seguinte: minha credibilidade. Essa eu não inventei para mim, quem me dá credibilidade são as pessoas da minha cidade, que sabem da minha história e sabem que eu não me venderia para fazer nada de errado.

Segundo você, “um jornalista, busca muitas informações, e isso meu amigo, você não faz, muitas coisas deveriam ser ditas que ajudariam o candidato Carlos Von e até mesmo o candidato Edson, mas não, você insiste em querer ajudar Ricardo Conde”,

Olha, eu tenho tentado dar espaço a todos. Aliás, o Carlos é meu amigo pessoal e  tenho muito respeito por Edson. Já tem mais de um mês que eu solicitei uma entrevista com ele para colocar no blog e a sua assessoria não meu deu retorno. O que mais posso fazer? Implorar?

A respeito do que você falou que “acreditava que você tinha potencial para ser um bom jornalista, mas o que eu vejo em seu blog, tira o que eu via de bom e você, e se você não se importa com minha opinião, pois não sabe quem eu sou, eu fico mais triste ainda, por que eu acho que é ai que você deveria se importar, mas te digo, você me conhece e muito bem, e essa não é só a minha opinião é a de vários outros que viam em você, uma pessoa diferente

Eu sempre me importo com a opinião dos leitores, mas não poderia agradar a tudo mundo. Muitos me criticam e criticaram; inclusive alguns “amigos”. Mas depois de um tempo, eles caem na real e percebem que estavam errados ao meu respeito.

Em outro ponto você diz o seguinte. “Bom, já que seu blog é exclusivamente para falar do Ricardo, acho que você deveria fazer uma "matéria" dizendo que ele perdeu 1 minuto de seu programa eleitoral, a decisão foi feita ontem pelo Tribunal Eleitoral, isso por que ele insiste em dar informações falsas, assim como você, dizendo que não pode se candidatar”.
Te falo o seguinte. Tive ciência do fato anteontem mesmo. Até postei no facebook, no grupo “Mazelas”, “Transparência Guarapari” e “Em Quem eu Vou Votar”, tentei falar com a assessoria ontem  pela manhã, mas não consegui.

Não postei no blog, porque gosto de postar quando eu tenho a informação “em mãos”. Não gosto de publicar disse me disse.  Senão eu teria publicado a carta do Robin Hood, lembra? Uma que denegria a imagem de Edson, suas secretárias e famílias tradicionais de Guarapari.
Aliás, sobre esse episódio vou revelar, recebi alguns dias depois, um telefonema de uma das pessoas citadas no email, me agradecendo por ter sido contra e defendido que este tipo de emails, atacando a honra das pessoas, parasse na cidade.
Sobre Edson não poder se candidatar, não sou eu que estou dizendo. É a Constituição, o juiz eleitoral e o TER-ES. Não fui eu que inventei isso.

E finalmente você alega e pede para que eu “Faça um favor a si mesmo, pare de ajudar com essa perseguição, visto que isso que o Ricardo faz hoje, jogar toda sua candidatura contra a oposição, já foi feita na eleição passada e não deu certo, isso é feito em vários lugares do Brasil e não da certo”.

Mais uma vez quero esclarecer, não tenho nada com Ricardo, além de respeito. As estratégias dele não passam por mim, não sou consultado para nada.

Hoje, o único a quem eu dou algumas dicas, chama-se Carlos Von, porque sempe que podemos conversamos. Se Ricardo e Edson, que tem ótimos assessores, muitos deles vindos de Vitória, quisessem a minha humilde opinião, eu daria de graça.
Meu trabalho não é perfeito, mas tenho a consciência tranqüila que não estou trabalhando para A ou B.

Continuarei publicando matérias e opiniões no meu blog, para contribuir com um jornalismo profissional. Agradeço as suas criticas, elas estão anotadas e não serão esquecidas. É muito bom ter este “feedback” para assim corrigir erros e melhorar nos acertos.

Tenha um ótimo final de semana, meu amigo secreto





Thursday, September 06, 2012

Os candidatos e as entrevistas na TV

A TV Guarapari fez uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Guarapari.  O primeiro a ser entrevistado foi Carlos Von (PSL), depois Edson Magalhães (PPS) e por fim, Ricardo Conde (PSB). O blog fez um resumo das três entrevistas e você confere abaixo.

Carlos Von
Foi o primeiro a ser entrevistado e mostrou um certo nervosismo.  A primeira pergunta foi do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Guarapari (Sindicig), que queria saber do desenvolvimento urbano e as propostas dele para o Plano Diretor Municipal (PDM). “Nós temos um projeto maravilhoso iniciando pelas comunidades carentes de Guarapari, que é o projeto de regularização de propriedade em comunidades carentes. Então nós vamos atuar a princípio com essa prioridade”, disse ele, elogiando a indústria da construção e se complicando um pouco, ao finalizar a resposta.

Carlos Von

A segunda pergunta para Carlos foi do sindicato dos professores do ES (Sindiupes), que queriam saber da melhoria da infratestrutura das creches, escolas e também sobre a valorização dos profissionais que atuam na educação. Ele explicou que vai adotar o piso nacional para os professores e implantar o projeto das creches casulo, escolas em tempo integral com refeições completas. Afirmou que vai oferecer projeto de qualificação aos jovens.

Edson
O candidato do PPS começou a entrevista contra-atacando a oposição. Ele mostrou um panfleto, divulgado pela coligação de Ricardo, em que eles afirmam que ele não pode ser candidato. “Eu queria desmentir isso aqui, isso compromete a honra do eleitor, e nós queremos combater esse tipo de marketing, porque eu tenho todo direito de concorrer a minha reeleição, o direito que foi dado a outros candidatos no Brasil”. A primeira pergunta respondida foi da ONG, Sociedade Gaia Religare, sobre o que é sustentabilidade.

Edson Magalhães
Edson se enrolou um pouco na resposta dizendo entre outras coisas. “A sustentabilidade não se dá em torno somente do meio ambiente. Sustentabilidade ela se dá em torno da convivência de um ser humano para outro, nós percebemos que a cidade, ela exige do cidadão uma presença maior”,  disse, afirmando ainda, que é preciso que o cidadão colabore mais com a limpeza da cidade para um crescimento sustentável. Ainda segundo ele, é preciso preservar os manguezais da cidade.  Perguntado sobre saúde, Edson mostrou um documento que segundo ele é a verba e os detalhes para construção do hospital municipal.

Ricardo
O candidato do PSB começou respondendo uma pergunta do Sintrag, sindicato dos servidores públicos de Guarapari, que queriam saber qual a proposta dele para os servidores. “Nós percebemos é que o servidor público de Guarapari é um dos mais mal remunerados do Espírito Santo. Nós temos 78 municípios, e no ranking per capita, nos investimentos no servidor, está em 66º lugar. A gente sabe que existe um limite, uma linha limite. Se você remunera o servidor com um salário muito baixo, ele acaba entrando numa zona de desconforto e perda de eficiência”, explicou. 

Ricardo Conde
Segundo ele, a proposta do seu governo para os servidores é sentar e abrir as contas da prefeitura. “Vamos dar aos servidores públicos o maior salário possível, que não infrinja a lei de responsabilidade fiscal e que também não quebre o município”.  

Para não esquecer seu maior adversário, Conde, criticou a falta de informação de Edson, que no dia anterior, disse que Guarapari era a cidade onde “menos se mata no Estado”, Ricardo rebateu a informação dizendo que os dados são outros. 
Segundo ele, Guarapari é proporcionalmente, uma das cidades com mais de 100 mil habitantes, onde mais se mata no mundo. E por fim, Ricardo afirmou estar preocupado por não saber quem ele vai enfrentar nas urnas, visto que Edson está impugnado em duas instâncias. 


OBS: Amigos é só um resumo. Seria humanamente impossível publicar tudo aqui no blog. Mas vocês podem conferir  novamente no domingo (9) na TV Guarapari, a partir das 22h30. Ok?